sábado, 20 de novembro de 2010

POBRE BRASIL VERMELHO - DROGAS.

Laboratório funcionava como uma ‘mini-indústria do crack’, diz polícia

Denarc apreendeu 300 kg da droga em residência na Zona Leste de SP.
Montante é suficiente para abastecer a região e a Cracolândia por 6 semanas.

Marcelo Mora Do G1 SP
Maquinário apreendido em laboratório de produção de crack: liquidificador industrial, secadores e outros equipamentosMaquinário apreendido em laboratório de produção de crack: liquidificador industrial, secadores e outros equipamentos (Foto: Marcelo Mora/G1).
O laboratório de produção de crack descoberto em uma residência localizada na Avenida Salim Farah Maluf, no Tatuapé, na Zona Leste de São Paulo, funcionava como uma “mini-indústria” deste tipo droga, segundo Marco Antonio de Paula Santos, diretor do Departamento de Investigação Sobre Narcóticos (Denarc) da Polícia Civil. O laboratório foi estourado nesta sexta-feira (19), depois de um mês e meio de investigações.

“Pela grande quantidade de crack que produzia e pelo maquinário que encontramos no local, como uma espécie de liquidificador, com quase um metro de altura, pode ser considerada como uma mini-indústria”, disse Paula Santos. No local, a polícia apreendeu 300 kg de pasta-base da droga. “Só faltava secar e quebrar para ser distribuída”, afirmou.

De acordo com o diretor do Denarc, o laboratório abastecia, com a sua produção, toda a Zona Leste da capital e a região conhecida como Cracolândia, no Centro. Cada 50 kg da droga são suficientes para produzir 60 mil pedras de crack, o equivale ao consumo de uma semana destas duas regiões. Desta forma, o total apreendido – 360 mil pedras de crack - era o suficiente para o abastecimento de seis semanas. “É muita coisa. Creio que haverá um desabastecimento desta droga nestas regiões nas próximas semanas, principalmente na Zona Leste”, avaliou Paula Santos.
Pasta-base já pronta para ser quebrada e transformada em crackPasta-base já pronta para ser quebrada e
transformada em crack (Foto: Marcelo Mora/G1).
No local, foi preso um homem, de 28 anos, e apreendido um menor, de 14 anos. O suspeito não tem passagem pela polícia. Segundo Paula Santos, o pai do adolescente foi preso há três meses quando transportava grande quantidade de pasta-base. De acordo com o diretor do Denarc, as investigações para combater os maiores traficantes de crack do estado tiveram início há três meses e os investigadores souberam da existência do laboratório há um mês e meio.

“Há algum tempo estamos tentando descobrir os canais de fornecimento de crack e identificar os vendedores no atacado. Há um mês e meio que temos a informação que uma organização está abastecendo a Zona Leste e alguns pontos da região central, em particular a Cracolândia. Hoje, foi possível identificar esta casa, que não chama a atenção. Lá, tivemos de derrubar uma parede para chegar ao laboratório. Depois descobrimos que havia um mecanismo elétrico que acionava a abertura da porta”, afirmou.
As investigações vão prosseguir para tentar identificar os fornecedores da droga bruta para ser transformada em crack, segundo Paula Santos.
Droga apreendida é suficiente parta encher vários galões Droga apreendida é suficiente parta encher vários galões (Foto: Marcelo Mora/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário