quarta-feira, 17 de novembro de 2010

PIRACEMA.

Período da Piracema já iniciou e IBAMA lança cartilha de conscientização.

image Foto: web



Nesta terça-feira (16) deu in início ao período da piracema, período em que os peixes sobem as cabeceiras dos rios para realizarem a desova. Portanto, até o dia 16 de março do próximo ano, a pesca nos rios é proibida por lei.

O IBAMA, neste ano, preparou uma cartilha para conscientizar a população sobre a importância de respeitar esse período de reprodução dos peixes. O folheto foi lançado no bairro Poti Velho, zona ribeirinha de Teresina. O alvo são os pescadores e os estudantes de ensino público, filhos de pescadores. Além disso, os pescadores podem receber o seguro-desemprego durante todo o período da piracema.
Pescar nessa época nem pensar, pois é considerado crime. Quem infringir a lei está sujeito a sofrer algumas penalidades e sanções. Os infratores podem ser presos (de um a três anos), poderão pagar multa administrativa (a partir de R$ 700) e ainda terão todo o pescado e os apetrechos utilizados na pesca apreendidos. Os pescadores profissionais que participam do programa do governo perderão suas carteiras e perderão o benefício de um salário mínimo que ganham durante este período.

Porém, o Superintendente do IBAMA do Piauí, Romildo Mafra ressaltou: “Só a multa e as penalidades não resolvem. Temos que conscientizar a todos que usam da pesca como seu sustento”. Durante a piracema os pescadores podem pescar até 5kg de peixe para a sua própria subsistência, utilizando apenas o anzol. Se a fiscalização o flagrar com uma quantidade a mais que a permitida, o pescador sofrerá com as penalidades.

Com informações: Portal AZ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário